Maneiras da Bíblia de falar a Vontade de Deus

1° Descrição da Vontade de Deus:

  • Salmos 40.8 -  Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, tua lei está dentro do meu coração.

Essa passagem tem um paralelismo entre a parte B e C do verso,
pois “fazer a vontade de Deus” é “seguir a tua lei." A vontade de Deus é a própria Bíblia (palavra),
seus preceitos e mandamentos.

2° Descrição da Vontade de Deus:

  • Isaías 46. 9-11 – Vontade vem como, Deus realizar seus próprios planos.

Diferente da 1° Desc. Deus, fala de vontade referindo-se a fazer o que ele intentou pois ele é soberano.

3° Descrição da Vontade de Deus:

  • Efésios 5. 17, Deuteronômio 29.29

A primeira passagem nos mostra que precisamos buscar
entender a vontade de Deus pra que não sejamos insensatos, ou seja; andarmos em entendimento pelo caminho
da perfeição como sábios. Porém em momento nenhum cita que a Vontade de Deus é um mistério que precisa ser revelado,
pois estaria contradizendo Deuteronômio 29.29 que nos diz que “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus,
porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”
Então, a Vontade de Deus é revelada a nós pela palavra, e é essa vontade que se refere Efésios 5.17.

Ao invés de fazermos esses tipos de perguntas desnecessárias a Deus como:



  • Qual faculdade devo fazer?
    Qual a melhor menina para eu namorar?
    Quantas horas por dia devo fazer algo?


Deveríamos fazer  perguntas como:



  • Onde é que eu posso utilizar melhor meus dons e talentos? (Espírito de Serviço)
    Qual o local oferece maiores tentações as quais devo evitar? (Sabedoria para desviar-se do mal)
    Que lugar oferece mais oportunidades de crescimento cristão?