Essa pergunta faz parte de um velho debate que se inicio em Leipzig em 1519 e culminou num grande debate teológico entre Lutero e Erasmo.
Qual a sua opinião sobre isso, existe ou não livre-arbítrio a cerca da salvação? O homem pode salvar-se por vontade livre?
Lutero pensava que não.
Erasmo que sim.
E você?
Responda abaixo e deixe sua opinião!
Segue argumentos das Escrituras sobre o tema de acordo com o livro de Martinho Lutero "Nascido Escravo":
11/09/2022 -
1. A culpa e o domínio universal do pecado depõem contra o "livre-arbítrio"
De acordo com o livro de Romanos 1.18 Deus está irado contra os homens por eles terem praticado pecados. É possível chegar a essa conclusão tendo em vista que, nos versículos 16 e 17, Paulo afirma que o "evangelho é poder de Deus para a salvação de todos, inclusive do judeu que foi quem primeiro recebeu a lei de Deus. Logo, a culpa dos homens diante de seus pecados depõe contra seu livre-arbítrio pois os homens precisam do evangelho para viverem pela fé (vs. 17). Os Judeus receberam a lei de Deus e se, através do seu próprio livre-arbítrio, fosse possível eles se salvarem, bastava usarem da prerrogativa da sua vontade para isso, não precisariam de Deus e estariam contradizendo as Escrituras em Romanos 3.19 quando diz que toda boca se calará diante de Deus por não ter o que se gloriar, o livre-arbítrio seria motivo de glória diante de Deus. Concluo esse primeiro argumento com a citação de Lutero:
Última edição por Diego Paixão em Seg Set 12, 2022 7:58 am, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Argumento 1)
Qual a sua opinião sobre isso, existe ou não livre-arbítrio a cerca da salvação? O homem pode salvar-se por vontade livre?
Lutero pensava que não.
Erasmo que sim.
E você?
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Segue argumentos das Escrituras sobre o tema de acordo com o livro de Martinho Lutero "Nascido Escravo":
11/09/2022 -
1. A culpa e o domínio universal do pecado depõem contra o "livre-arbítrio"
De acordo com o livro de Romanos 1.18 Deus está irado contra os homens por eles terem praticado pecados. É possível chegar a essa conclusão tendo em vista que, nos versículos 16 e 17, Paulo afirma que o "evangelho é poder de Deus para a salvação de todos, inclusive do judeu que foi quem primeiro recebeu a lei de Deus. Logo, a culpa dos homens diante de seus pecados depõe contra seu livre-arbítrio pois os homens precisam do evangelho para viverem pela fé (vs. 17). Os Judeus receberam a lei de Deus e se, através do seu próprio livre-arbítrio, fosse possível eles se salvarem, bastava usarem da prerrogativa da sua vontade para isso, não precisariam de Deus e estariam contradizendo as Escrituras em Romanos 3.19 quando diz que toda boca se calará diante de Deus por não ter o que se gloriar, o livre-arbítrio seria motivo de glória diante de Deus. Concluo esse primeiro argumento com a citação de Lutero:
Martinho Lutero escreveu:Se todos os homens possuem livre-arbítrio e todos os homens são culpados e condenados, então esse suposto "livre-arbítrio" é impotente para conduzi-los à fé em Jesus Cristo.
Última edição por Diego Paixão em Seg Set 12, 2022 7:58 am, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Argumento 1)